Procedimento Operacional Padrão -
POP 1º Bi F-1
Colégio Estadual Oliveira Botelho
26 de Abril dia Nacional de Combate à
Hipertensão.CEOB em Ação.
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Introdução
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Objetivos
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Material Utilizado
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Público
Alvo
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Conclusão
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Introdução: A Hipertensão Arterial
Sistêmica é popularmente conhecida como “Pressão Alta” e ocorre quando o
sangue está sendo distribuído ao corpo pelo coração sob uma pressão mais alta
que o normal. A hipertensão é dita “arterial” porque os vasos que levam o
sangue do coração para todas as partes do organismo são as artérias. As veias
trazem o sangue de volta ao coração, mas sob uma pressão bem mais baixa do
que aquela encontrada nas artérias.
Sempre que
a gente mede a pressão, nós encontramos dois valores. Por exemplo, lemos 120
por 70, ou 12 por 7. Isso significa que quando coração se contrai, a pressão
nas artérias está em 120 milímetros de mercúrio, e quando ele relaxa, a
pressão fica em 70 milímetros de mercúrio. A pressão que ocorre quando o
coração se contrai é chamada sistólica, e quando ele se dilata, é a
diastólica.A pressão é considerada acima do normal quando a pressão sistólica está acima de 130 ou a diastólica está acima de 85. Pressões sistólicas entre 130 e 140 são consideradas normais-altas, assim como pressões diastólicas entre 85 e 90. Quando a pressão sistólica está acima de 140 ou a diastólica está acima de 90 temos então a chamada hipertensão. Entretanto, não se deve considerar que estando com a pressão normal alta, está tudo bem. Na verdade, quanto mais alta a pressão, mais dano ela traz para o organismo, mesmo que “oficialmente” ainda seja considerada normal. Portanto, na prática, o mais adequado é que nossa pressão esteja sempre abaixo de 120/80. |
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1-
Objetivo: Essa
aula prática não tem objetivo de fazer o diagnóstico da Hipertensão. Só o
médico poderá fazer o diagnóstico com instrumentos precisos e com exames
complementares. A finalidade dessa aula é de caráter instrutivo e informativo.
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2-
Campo de Aplicação: alunos e alunas do Ensino Médio. (Regular e Neja)
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4-Principais
Passos: informações geral sobre a Hipertensão, hábitos alimentares saudáveis,
importância dos exercícios físicos e o
cuidado com o colesterol.
Treinamento para aferição da PAS e PAD
(máxima e mínima) e
verificação do
pulso . Referência 120 x 80
mmde Hg pulso 60 – 80 bpm
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5-
Cuidados Especiais: informações
educativas, sem objetivo de diagnóstico.
Qualquer alteração apresentada o aluno será orientado (a) a procurar
um médico.
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6-
Material Utilizado: Aparelho de Pressão Digital Semi-automático.
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7-
Público Alvo: Turmas do Ensino Médio Regular ,
Neja e professores.
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Conclusão:
Avaliação positiva, treinamento produtivo.
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Fonte: Lei 10.439 de 2002 / SBH
Sociedade Brasileira de Hipertensão.
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GOVERNO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA
DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - CEOB
O conhecimento gera liberdade e
tranqüilidade
Roseny Corrêa Faulstich - Biologia
Interação
entre professores e alunos
Prática
de Aferição de Pressão Arterial.
Conexão:
Biologia, Física e Matemática.
Todo
conhecimento, para os sábios, produz contentamento.
Roseny Faulstich
– Aprendendo a ensinar.
26 de Abril dia Nacional de Combate à
Hipertensão - CEOB em Ação.
CEOB - Prevenção é a melhor Solução
10
Mandamentos contra a pressão alta
SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão)
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Educação
e Saúde. CEOB 2015/ 1º Bimestre.
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